Direção Geral de Proteção Civil e Gestão de Crises – França

França

Módulo de resposta Nuclear, Radiológico, Biológico e Químico (NRBQ) com 30 operacionais.

//

A Direção Geral de Proteção Civil e Gestão de Crises é um departamento do Ministério do Interior de França responsável pela gestão de risco, sejam acidentes na vida diária ou grandes desastres.
A DGPCGC é responsável por 6 recursos:
– Serviços de bombeiros e outras forças de resposta;
– Serviços operacionais e meios nacionais, incluindo meios pesados, aviões, helicópteros e unidades militares para a proteção civil;
– Planeamento e gestão de crises;
– Administração e logística;
– Regulamentação de Proteção Civil;
– Relações internacionais e cooperação em questões de Proteção Civil.

Diariamente, o seu centro internacional de crises monitoriza todas as emergências de proteção civil à escala nacional e coordena a resposta das corporações de bombeiros e organizações de Proteção Civil, em estreita colaboração com as autoridades de emergência das sete circunscrições administrativas de defesa. Como principal agência nacional para a gestão de crises, a DGPCGC tem experiência em planeamento de emergência e coordenação, lidando com emergências complexas, quer a nível nacional, quer a nível europeu. O seu centro de operações (COGIC) é o ponto focal nacional para as Nações Unidas – OCHA e ERCC – Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia. Assegura a monitorização permanente das operações de resgate em grande escala em nível nacional, no território francês e no exterior.

 

Localização

Contactos

Contactos

Privacy Preference Center